Por que carioca fala chiado?
Ora, poix, exta rexposta é muito simplex.
Nosso sotaque carioca tem origem na chegada dos portugueses no Rio de Janeiro nos início da Colonização, e nos séculos coloniais e, depois, na vinda de D. João VI, em 1808.
Estima-se que 15 mil portugueses tenham desembarcado na nossa cidade, sendo que a nossa população era de aproximadamente 23 mil habitantes. Há controvérsias em relação a esse número de 15 mil pessoas, em virtude das características das embarcações. Algumas pesquisas apontam que, em média, podem ter desembarcado aqui algo em torno de 8 mil e não 15 mil portugueses.
Essas discrepâncias se dão em virtude da tripulação dos 15 navios saídos de Portugal rumo ao Brasil. Muitos afirmam que em cada navio havia por volta de 1000 pessoas, mas dentre esses 15 navios, havia fragatas inglesas, ou seja, navios de guerra, com tripulação técnica, o que nos leva a pensar que nem todos as embarcações abrigavam 1000 indivíduos.
Além da vida dos portugueses, o Rio de Janeiro é a cidade brasileira que mais recebeu portugueses na História do país, sem dúvida.
Debates a parte, o que interessa é que os nossos patrícios chiavam e chiam e seu sotaque lusitano, e nosso modo de falar é feliz herdeiro direto da pronúncia vinda da Terrinha, e, portanto, de característica portuguesa, com certeza.
Abaixo um quadrinho cuja autoria desconheço, mas que além do chiado, ilustra com bom humor e alegria o nosso dialeto, chamado Carioquês.
Mais que português brasileiro, falamos o português carioca. ❤